No dia 29 de novembro, a cadeira do Brasil no Conselho da Organização Marítima Internacional – IMO (Agência das Nações Unidas responsável por regulamentar a navegação internacional) foi mantida, após eleição realizada durante a 31ª Sessão da Assembleia da IMO, em Londres. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) apoiou a candidatura do Brasil e esteve presente na delegação brasileira.
A CONTTMAF representa as federações e sindicatos de trabalhadores do setor marítimo e disponibiliza, desde 2002, um Oficial da Marinha Mercante para auxiliar a Representação Brasileira nos assuntos relacionados aos trabalhadores marítimos, contribuindo na articulação que a Marinha do Brasil realiza em Londres para defender, no âmbito da IMO, as posições definidas pela Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional, a CCA-IMO, no Brasil.
A Representação Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional RPB-IMO tem o propósito de defender os interesses do Brasil na IMO e contribui para o exercício integral dessa representação.
Fonte: Marinha do Brasil