A organização sindical marítima esteve reunida nesta quinta-feira (31) com o secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
Entre os temas abordados, o andamento das negociações coletivas com empresas de apoio marítimo e a expectativa de resolução de pendências referentes ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), que se encontra paralisado desde o início do ano.
A suspensão do CNES preocupa sindicatos e trabalhadores que buscam uma representatividade mais efetiva na condução das negociações de acordos coletivos de trabalho (ACT).
Segundo o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, sem o necessário andamento das demandas de atualizações no registro sindical, as entidades vislumbram um cenário de crescente insegurança jurídica que não interessa nem aos trabalhadores e às empresas.
Além de Müller, participou da reunião no MTE o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Ricardo Ponzi.