Fonte:The Guardian
Link para fonte:https://www.theguardian.com/environment/2017/nov/19/uk-trade-minister-lobbied-brazil-on-behalf-of-oil-giants
Um telegrama diplomático obtido pelo Greenpeace mostra que o ministro do Comércio do Reino Unido, Greg Hands, se encontrou com o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Paulo Pedrosa, para levar as preocupações das pretrolíferas britânicas Shell, BP e Premier Oil sobre tributação e licenciamento ambiental.
O jornal The Guardian divulgou que, no telegrama, Pedrosa afirmou que estava pressionando seus colegas no governo brasileiro sobre essas questões. Embora o governo britânico negue o lobby, a campanha demonstra ter rendido frutos. Em agosto, o Brasil propôs um plano de redução de impostos de vários bilhões de dólares para perfuração offshore e, em outubro, a BP e a Shell ganharam, em um leilão do governo, a maior parte das licenças de perfuração em águas profundas.
O documento também revela que o Reino Unido pressionou o Brasil a relaxar suas exigências quanto ao uso pelos operadores de petróleo e gás de uma determinada quantidade de trabalhadores e empresas brasileiros.