O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) criou, por meio da portaria nº 539 de 14 de novembro, o Fórum Permanente para a Discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores em Aviação Civil. Segundo publicação no Diário Oficial da União desta terça (19), o objetivo é promover discussões e ações para a organização e a formação da categoria, entre outras questões relacionadas ao setor.
A Conttmaf avalia a notícia como positiva, em razão da significativa representação dos aeroviários, que terão a Federação Única do Setor Aéreo (FUSA) – sua filiada – participando nos debates promovidos pelo MPor com as entidades representativas do setor.
“A criação do Fórum é um avanço para os nossos representados. A partir desse canal direto, pretendemos aumentar o nível de interlocução das entidades que representam trabalhadores do setor aéreo com o governo”, disse o diretor para Assuntos de Aeroviários da Conttmaf, Paulo de Tarso.
Conforme publicado no Diário Oficial, o Fórum será coordenado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e contará com os seguintes representantes:
I – 02 (dois) do Ministério de Portos e Aeroportos;
II – 01 (um) da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária;
III – 01 (um) da Associação Brasileira de Empresas Aéreas;
IV – 01 (um) da Aeroportos do Brasil;
V – 05 (cinco) dos Trabalhadores em Aviação, sendo: a) um representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil; b) um representante da Federação Única do Setor Aéreo; c) um representante dos aeronautas; d) um representante dos aeroportuários; e) um representante dos aeroviários.
Ainda de acordo com a publicação, os membros do Fórum serão indicados pelos titulares das instituições citadas acima e poderão, quando necessário, indicar representantes de outras entidades para colaborar com as atividades.
Saiba mais no DOU/Mpor:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-539-de-14-de-novembro-de-2024-596576270
*Imagem: reprodução/MPor
Com informações do DOU/MPor
Parabéns @fusa.2022 @fent.ac @sindicatonacionaldosaeronautas pela atuação.