Em defesa dos interesses dos trabalhadores do quadro de mar da Transpetro, a CONTTMAF enviou ofício ao Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no dia 3 de junho, com o objetivo de esclarecer informações sobre a real participação da empresa Sete Brasil S.A. (Sete BR) no processo de construção de sete navios sonda do Sistema Petrobras. Rumores no setor dão conta que a criação da Sete BR teve o objetivo específico de utilizar o Repetro e aproveitar as vantagens fiscais na importação de materiais para a construção dos navios sonda. Comenta-se, ainda, que a companhia assumiria a propriedade dos navios do Promef.
A Confederação questiona a Transpetro sobre a veracidade dessas informações – que, se confirmadas, irão mudar de forma significativa as relações de trabalho dentro do Sistema Petrobras.
O oficio da Representação Sindical, assinado pelo presidente da Confederação, Severino Almeida, também solicita à Presidência da Transpetro uma audiência com as entidades sindicais de trabalhadores marítimos, para o pronunciamento formal da companhia sobre a questão.