O vice-presidente da Conttmaf e presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), José Adilson Pereira, foi eleito, nesta quinta-feira, 15, para a presidência do Comitê Regional Portuário da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) na América Latina e Caribe, durante conferência com lideranças sindicais do setor realizada em Cartagena, na Colômbia.
No encontro, sindicalistas debateram principalmente questões relacionadas à saúde dos trabalhadores no pós-pandemia – os profissionais da área foram considerados essenciais para a economia, por transportarem insumos como alimentos e remédios durante o surto de Covid-19.
“A pandemia, a crise da cadeia de abastecimento e a má gestão criaram enormes pressões de estresse sobre os nossos afiliados e continua a afetá-los todos os dias. A ITF está determinada a trabalhar com os seus afiliados para melhorar tanto a sua segurança como o seu bem-estar, que muitas vezes é ignorado. Isso vai mudar”, declarou o coordenador global da seção portuária da ITF, Enrico Tortolano.
No decorrer da Conferência, foram apresentadas iniciativas como o projeto Aplicação de Segurança e Saúde no Trabalho (OSH), um aplicativo que busca garantir a segurança dos trabalhadores.
“Isto tem potencial para salvar vidas nos portos da minha região, e trabalharei com Enrico Tortolano e a sua equipe para implementá-lo para todos os nossos afiliados portuários em 2023”, afirmou o Secretário Regional da ITF, Edgar Díaz.
Paralelamente à Conferência Regional da ITF, trabalhadores locais fizeram uma manifestação inédita em frente ao terminal portuário de Cartagena, em protesto contra a negligência de direitos.
“Os guincheiros não têm condições de revezamento, não têm hora de almoço, não têm hora de ir ao banheiro. São 12 horas de trabalho diário e também não têm a negociação coletiva. Então, no encontro da ITF, com toda a América Latina e Caribe, de portuários, vieram fazer uma mobilização histórica, porque nunca tinha sido feita uma mobilização nesse terminal. 50% dos funcionários são militares, e estamos aqui na luta pelos direitos dos trabalhadores”, afirmou José Adilson enquanto participava do protesto dos portuários.
A articulação da Conttmaf com companheiros das demais entidades de portuários da nossa região possibilitou ao Brasil ocupar espaço compatível com a sua representatividade na região, ficando assim configurada a relação de nomes indicados:
Presidência
– José Adilson Pereira
Vice-presidência
– Roberto Eduardo Coria
– Guillermo Honores
– Frederica Riley
Representante regional portuário de juventude
– Diego Andrés Martínez
Além do novo presidente eleito para o Comitê Regional de Portuários, a Conttmaf teve como representante na Conferência da ITF o assessor jurídico da presidência, Edson Martins Areias.