A Capitania dos Portos de Pernambuco confirmou, em nota divulgada na noite desta segunda-feira (16), a morte de quatro tripulantes vítimas do naufrágio da embarcação CONCORDIA, ocorrido na manhã de ontem, na rota conhecida como Travessia da Morte (Recife x Fernando de Noronha), no litoral de Pernambuco. Um marítimo continua desaparecido.
A Marinha do Brasil divulgou, também, uma lista com os nomes dos tripulantes resgatados com vida, entre os quais estão Edvaldo Baracho da Silva, Marcelo Cláudio da Conceição Freitas, Mozart Gomes da Fonseca e Valcei Gomes da Costa. Há, ainda, um tripulante desaparecido.
Os sindicatos marítimos se solidarizam com os familiares dos tripulantes que perderam as suas vidas nesta lamentável tragédia anunciada que mancha, com sangue de trabalhadores marítimos, as águas da nossa cabotagem.
Conforme ressaltamos em publicação anterior, a representação sindical marítima, há tempos, vem denunciando as baixas condições operacionais das embarcações que fazem o transporte de carga nessa rota, e solicitando providências às autoridades .
Para a Conttmaf, estes navios deveriam ter as exigências de segurança e de capacitação da tripulação revistas em razão do elevado número de sinistros ocorridos nos últimos anos.
*Saiba mais sobre a Travessia da Morte em matéria publicada na revista Unificar do Sindmar:
https://www.sindmar.org.br/travessia-da-morte/