O Sindicato Nacional dos Tripulantes Não Aquaviários em Embarcações Marítimas (Sindextrarol), representado em suas atribuições pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), realizou assembleia com a participação de cerca de 160 trabalhadores extrarrol a bordo do PLSV Saipem FDS nesta quinta-feira (15), no Porto de Santos.
De acordo com o presidente do Sindextrarol, Marcus Ballbino, a assembleia teve por objetivo colocar em votação o acordo coletivo de trabalho referente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), discutir pontos do novo ACT, além de fazer atualizações sobre outros temas de interesse da categoria.
“Falamos sobre a importância de termos um acordo coletivo que proteja o trabalhador extrarrol, sobre a valorização do salário e de benefícios como a escala de trabalho e repouso 1×1, conquista histórica do nosso sistema confederativo, e principalmente da importância da Conttmaf para ampliarmos a participação do pessoal nacional a bordo”, declarou.
Representantes da empresa estiveram reunidos, posteriormente, com a direção do Sindicato, ocasião em que reconheceram o importante papel da representação sindical.
“Eles informaram que se comprometerão com as pautas do Sindextrarol, Federação e Confederação no sentido de avançar na nacionalização da tripulação não aquaviária e marítima”, afirmou Ballbino, que é diretor suplente da FNTTAA.
Segundo a Federação, as embarcações de apoio marítimo que realizam lançamento de linha estão entre as que empregam os maiores quantitativos de gente do mar no setor.