A Conttmaf parabeniza todos os pescadores — profissionais que desempenham um ofício tão importante para a segurança alimentar do ser humano e para a economia das nações.
No Brasil, a atividade movimenta bilhões de reais todos os anos. De acordo com o Painel de Embarcações de Pesca Registradas no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP), existem 24.691 embarcações de pesca no País.
Sempre atuante no que diz respeito à legislação do setor, a Conttmaf, junto à Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), busca valorizar os trabalhadores na pesca industrial, além de apoiar a atuação dos sindicatos de pescadores e estimular políticas favoráveis a estes profissionais, como a Convenção 188 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre segurança e saúde na pesca.
Como destacou o presidente da FNTTAA, Ricardo Ponzi, durante o Seminário de Coordenação Nacional da Conttmaf, a Convenção 188 é fundamental para a defesa e a dignidade do trabalhador pescador do Brasil.
Neste sentido, a representação sindical entende que o Brasil precisa ratificar, o quanto antes, a Convenção do Trabalho na Pesca.