Ao participar do Seminário Gestão de Transportes e Logística, realizado na Câmara dos Deputados, nesta semana, o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Tiago Lima, pediu um maior aproveitamento do modal hidroviário, que atualmente responde por apenas 12% da matriz brasileira de transportes.
Segundo Lima, as vantagens do modal hidroviário sobre os modais rodoviário e ferroviário, especialmente no transporte de grandes volumes de cargas, em longas distâncias, estão fartamente comprovadas em estudos técnicos e acadêmicos. “Uma única composição de barcaças substitui centenas de caminhões ou vagões ferroviários, conferindo menores custos logísticos, menor impacto ambiental, menor depreciação de infraestrutura viária, menor incidência de acidentes e perdas humanas e econômicas”, afirmou.
O diretor-geral em exercício da ANTAQ destacou “a significativa e crescente” mobilização de esforços e recursos voltados ao planejamento do setor de transportes no país. “Dois desses instrumentos – o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH) e o Plano Geral de Outorgas Hidroviárias (PGO-H) – são de iniciativa da Agência e têm permitido ao setor hidroviário produzir e dispor de um maior volume de informações atualizadas e precisas sobre o transporte de cargas em vias interiores, o transporte de passageiros e cargas na região amazônica e medir a extensão das hidrovias economicamente utilizadas”, observou.
Lima destacou ainda o aumento das dotações orçamentárias voltadas para o setor, alocadas no âmbito dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2). Contudo, lembrou que o desenvolvimento das hidrovias requer, além da implementação efetiva do planejamento, a realização dos investimentos previstos no PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes), a integração multimodal nos portos da navegação interior, o fomento da navegação interior junto aos usuários, a eliminação dos gargalos que impedem a navegação durante o ano inteiro nas bacias hidrográficas brasileiras e a construção e implantação de eclusas nas barragens para transposição dos níveis dos rios e respeito ao uso múltiplo das águas como ação em favor do desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Com informações da Ascom/Antaq.