Dois anos após decretar o fim da pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou políticas para proporcionar um mundo mais seguro e equitativo na resposta a futuras emergências sanitárias.
As orientações constam no 1º Acordo sobre Pandemias do mundo, firmado nesta terça-feira (20) pelos estados-membros da OMS durante a 78ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça.
Trabalhadores do setor de transportes e da cadeia de suprimentos foram incluídos na resolução, a qual tem por objetivo garantir trabalho digno para estes profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento econômico e social no mundo.
A agilidade nos atendimentos médicos e nas transferências destes profissionais para unidades de saúde em contextos como o da pandemia de Covid-19 ocorrido entre 2020 e 2023 está prevista no Acordo sobre Pandemias.
Isto foi possível após a Organização Internacional do Trabalho (OIT) reconhecer, em abril de 2025, os trabalhadores em transportes como pessoas essenciais para o cenário econômico mundial.