Na segunda-feira (17), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinaram, em Brasília (DF), um contrato para a estruturação de um projeto de parceria para investimento e administração das hidrovias dos rios Tapajós e Tocantins.
Segundo o BNDES, o projeto abrangerá 2.400 km de vias navegáveis ao longo de três estados, fortalecerá a infraestrutura logística do Brasil e promoverá a integração regional. O banco ressalta, ainda, que a parceria tem potencial para aumentar em até 10 vezes o volume de cargas movimentadas.
O objetivo é viabilizar investimentos para a ampliação de capacidade, dragagens de manutenção, sinalização, monitoramento e incremento da segurança da navegação para transformar rios navegáveis em hidrovias de fato.
Conforme ressalta o BNDES, ambos os rios enfrentam desafios que dificultam a navegação em épocas de seca. Com os investimentos, eles vão conferir perenidade para navegação e um serviço de maior qualidade para os usuários.
*Com informações da Agência BNDES