A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) aprovou a nomeação do chefe de máquinas Gustavo Cardoso como integrante do Comitê de Armazenamento e Logística da entidade nesta quarta-feira (16), em Marraquexe.
A indicação para que Gustavo Cardoso fizesse parte do grupo foi feita pelos representantes da Seção de Pesca da Conttmaf durante o 46º Congresso da ITF, que está acontecendo nesta semana na cidade marroquina.
A criação de um grupo diretor para tratar de questões relacionadas a armazéns, distribuição e logística foi muito comemorada pelos sindicalistas. Conforme observado pela ITF, trata-se do resultado de anos de dedicação de seus filiados.
Para a entidade, que conta com aproximadamente 800 mil membros declarados em seis seções (Aviação Civil, Portuários, Pesca, Navegação Interior, Transporte Ferroviário e Rodoviário) e representa mais de 120 países, o setor encontra-se em uma posição privilegiada.
Os marítimos participam do comitê para garantir que as políticas nas cadeias logísticas não causem prejuízo à gente do mar.
Com tamanho alcance – avalia a ITF – o Comitê poderá conectar os trabalhadores dos vários meios de transporte nas operações das empresas e nas cadeias de suprimentos dos clientes, aumentando, assim, a filiação sindical de maneira estratégica, além de elevar os padrões de representação.
O comitê deverá se reunir duas vezes por ano para acompanhar as políticas e projetos definidos no Congresso.