Encerrada nesta sexta-feira (12) na cidade de Cancún, no México, a Conferência Regional para a América Latina e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) reuniu cerca de 300 dirigentes de entidades sindicais filiadas à instituição que defende os interesses de trabalhadores em transportes em nível global.
A organização sindical marítima brasileira esteve presente no evento por meio da Conttmaf e suas entidades filiadas, e atuou em seis seções de transporte: marítimos, portuários, navegação interior, pesca, aviação civil e transportes em turismo. A ITF possui um total de oito seções, incluindo os modais rodoviário e ferroviário adicionalmente àqueles em que a Conttmaf atua.
O secretário geral da Conttmaf e do Sindmar, Odilon Braga, avalia que a Conferência, que marcou o retorno dos marítimos brasileiros à ITF, teve um balanço positivo e possibilitará uma atuação sindical internacional mais efetiva não apenas para o Brasil, mas para toda a nossa região, que inclui 27 países ou territórios.
“A Conttmaf articulou com os companheiros de países vizinhos, especialmente com os sindicatos coirmãos argentinos, uma estrutura de governança representativa das forças regionais, com diversidade e equilíbrio. Iremos exercer as presidências nas seções de Gente do Mar e de Portuários, e as vice-presidências nas seções de Navegação Interior e Pesca. Além disso, pela primeira vez, elegemos um representante da juventude na seção de Gente do Mar”, comemora Braga.
Para Ricardo Ponzi, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), a participação brasileira é coerente com o elevado nível de afiliação dos sindicatos do Brasil em relação aos demais países e faz reconhecimento aos esforços significativos que a organização sindical marítima brasileira realizou ao longo das últimas décadas para a manutenção de uma Marinha Mercante nacional com postos de trabalho para marítimos locais.
Plano de Trabalho 2024-2029
Seção de Gente do Mar
América Latina e Caribe
1. Defesa das marinhas mercantes nacionais
2. Defesa da cabotagem nacional
3. Capacitação dos marítimos
4. Preferência de emprego para os marítimos nacionais
5. Participação dos sindicatos nas discussões do acordo entre Mercosul e União Europeia
6. Acordos no âmbito do Mercosul e Acordos bilaterais/multilaterais
7. Transição justa para a gente do mar
Carlos Müller, presidente da Conttmaf e do Sindmar, considera que o plano de trabalho aprovado pela seção de Gente do Mar define claramente a direção em que se pretende navegar com estes sete importantes pontos que foram complementados por outras propostas aprovadas em diferentes moções.
“Os delegados e as delegadas da Conferência aprovaram 11 moções que definem propostas importantes relacionadas à defesa da cabotagem, a empregos para trabalhadores locais, à saúde mental, a acordos comerciais que sejam justos para as tripulações, ao desenvolvimento da atuação sindical na região, à promoção de capacitação para marítimos em uma transição energética justa e à formação sindical para portuários, entre outros temas“, ressalta Müller.
O dirigente sindical acrescenta que mais da metade das propostas aprovadas teve origem na Conttmaf ou em suas federações e sindicatos marítimos e portuários.
“Isso não deixa dúvidas de que nos próximos cinco anos haverá um compromisso de nossa organização em trabalhar por condições mais favoráveis e avanços que possam impactar positivamente nas relações laborais e no efetivo emprego de trabalhadores locais nos transportes em toda América Latina e Caribe”, avalia.
Além da expressiva articulação nos comitês regionais da América Latina e Caribe, as entidades sindicais do Brasil consensuaram os nomes de três dirigentes para o comitê executivo global da ITF (ITF Executive Board):
– Janaína Nascimento Freire Fernandes, da FNTF (ferroviários)
– Carlos Augusto Müller, da Conttmaf (marítimos e portuários)
– Paulo João Estausia, da CNTTL (rodoviários)