Nesta quinta-feira (17), durante o 46º Congresso da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), a entidade confirmou a nomeação de representantes dos marítimos e dos portuários da América Latina e Caribe em seu Comitê de Práticas Aceitáveis (FPC).
Para liderar os portuários no FPC, foi nomeado José Adilson Pereira (presidente da FNE e vice-presidente da Conttmaf). Já o grupo de marítimos será presidido por Carlos Augusto Müller (presidente da Conttmaf e do Sindmar), e terá como membro Cecília Rodrigues (diretora da FNTTAA).
O FPC é um comitê mundial composto por 127 sindicalistas de todo o mundo, que tem o poder de avaliar e de classificar os perfis das bandeiras de navios, declarando-as como sendo de conveniência – de baixo padrão – se assim concluir.
Além disso, ele pode aprovar as políticas da ITF para referência no setor, como a de proteção à cabotagem nacional, tripulação mínima, zonas de guerra ou conflito que afetam os marítimos, assim como aprovar acordos coletivos internacionais negociados pelo Fórum Internacional de Negociação (IBF).