A Conttmaf recomenda aos portuários brasileiros baixar o aplicativo OSH Ports e fazer o curso de segurança e saúde ocupacional lançado recentemente pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho nos portos.
Desenvolvido por especialistas em segurança do trabalho com contribuições de sindicatos de trabalhadores portuários, o aplicativo oferece treinamento on-line para profissionais do setor na região da América Latina e Caribe em três idiomas: português, espanhol e inglês.
“Os portuários trabalham duro em um ambiente perigoso, mantendo o comércio mundial em movimento. O conhecimento das melhores práticas em segurança e saúde ocupacional é uma ferramenta poderosa para garantir a sua proteção ao longo da vida profissional”, destaca o presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e da seção de portuários da ITF na América Latina e Caribe, José Adilson Pereira.
O líder regional de campanha portuária da ITF na América Latina e Caribe, Luiz Fernando de Lima, ressalta que o OSH Ports é uma ferramenta de vanguarda na capacitação das trabalhadoras e dos trabalhadores portuários da região.
“O aplicativo foi desenvolvido para rodar tanto nas plataformas IOS e Android em celulares, quanto em computadores, facilitando a sua disseminação na comunidade obreira e, esperamos ainda, que nossos sindicatos afiliados possam utilizar este instrumento pioneiro na parte de educação e de capacitação sindical, beneficiando os seus associados”, declara Lima.
O aplicativo foi financiado pelo ITF Seafarers’ Trust – fundo que investe na promoção do bem-estar de trabalhadores dos setores ligados à atividade marítima – e apoiado pelo Centro Internacional de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho (ILO/ITC) e pelos sindicatos e federações do plano da Conttmaf.
O OSH Ports pode ser baixado na página https://oshports.org
Imagem: reprodução/ITF