Em reunião do Comitê Global de Práticas Aceitáveis da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), realizada nesta quinta-feira (7), em Santiago, no Chile, o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, denunciou a utilização intensiva de navios registrados em bandeiras de conveniência pela Petrobras na cadeia logística de petróleo e gás brasileira.
A operação, em águas nacionais, de mais de uma centena de navios em condições de trabalho, segurança, saúde e meio ambiente inferiores às praticadas na bandeira brasileira sem oferecer aos marítimos de outras nacionalidades as mesmas garantias e proteções legais que são asseguradas aos nossos representados, resulta em dumping laboral dos trabalhadores locais.
De maneira absurda, essa situação é praticada pela maior empresa do Brasil, cujo controle pertence ao Estado brasileiro.
Durante a reunião do Comitê de Práticas Aceitáveis, Carlos Müller solicitou que a Petrobras seja incluída no plano de atuação internacional da ITF, o qual busca mapear e combater condições injustas para os trabalhadores em transportes, e responsabilizar os administradores que favorecem a continuidade desta situação.
“Os padrões que eles [navios de bandeiras de conveniência] têm para a segurança e o meio ambiente são muito baixos, não comparáveis com os de navios que arvoram bandeira brasileira. Obviamente, segurança tem um alto custo e não é justo para os trabalhadores que essa situação continue como está. Desejamos alinhar o nosso trabalho ao da ITF para impedir que a Petrobras continue atuando desta forma”, declarou Müller.