A representação sindical marítima participou da LXV Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº5 “Transportes” no Mercosul (SGT-5), realizada entre os dias 18 e 20 de junho, na cidade de Assunção, no Paraguai, para discutir propostas para aprimorar a regulação e a fiscalização do transporte internacional de cargas e passageiros.
O Paraguai, país que tem a presidência pro tempore do Mercosul, conduziu os debates durante o evento, ocasião em que destacou a importância da Hidrovia Paraguai-Paraná no transporte de cargas para a região e defendeu a inclusão de temas relacionados à atividade local nas pautas do SGT-5.
O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Ricardo Ponzi, manifestou posicionamento alinhado com o da delegação paraguaia.
“O transporte aquaviário é muito importante para a economia dessa região, e o que acontece ali merece mais atenção dos especialistas deste grupo de trabalho”, disse, ao se referir ao SGT-5.
A consultora Ana Maria Canellas atuou como assessora especial da Conttmaf no evento. Dirigentes da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac) representaram empresas do setor. Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram enviados pelo governo para participar das discussões.
A próxima reunião do SGT-5 está agendada para setembro deste ano, na cidade de Montevidéu, no Uruguai, país que terá a presidência pro tempore do Mercosul na ocasião.
Foto da chamada: divulgação/ANTT