O Acordo de Cooperação entre a União, por meio do Comando da Marinha, e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) foi continuado com a assinatura de um Termo Aditivo na sede da Representação Permanente do Brasil na Organização Marítima Internacional (RPB-IMO) em Londres.
Desta forma, fica assegurada a participação de um oficial da Marinha Mercante indicado pela Conttmaf nos trabalhos desenvolvidos pela RPB-IMO pelos próximos cinco anos. O parecer que autorizou a continuidade do acordo já havia sido aprovado pela AGU em 28 de abril.
Assinaram o acordo o representante permanente do Brasil na IMO, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, e o diretor-presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller.
Müller avalia que essa relação tem trazido benefícios tanto para a representação dos marítimos quanto para o Estado brasileiro.
“Com a possibilidade de participar das discussões nos diversos comitês, subcomitês, assembleias e conselhos da IMO, e externar as suas posições de forma mais assertiva, a Conttmaf cumpre o seu papel de defender os interesses dos marítimos brasileiros”, declarou Müller.
Para a representação permanente do Brasil também há claras vantagens, especialmente no auxílio à preparação de estudos sobre os temas que são objeto de discussão nesta organização internacional, em cujo Conselho de Administração o País participa.
Em reunião que precedeu a assinatura do documento, o Almirante de Esquadra Silva Rodrigues registrou a importância da participação da Conttmaf e destacou o trabalho confiável e de elevado nível técnico proporcionado pela atuação do OSM Nilson Lima na RPB-IMO.