A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) integra, novamente, a família de entidades sindicais associadas à Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF).
Por meio de uma carta à presidência da Confederação, o secretário-geral da ITF, Stephen Cotton, deu as boas-vindas à Conttmaf, manifestando o desejo de retomar as parcerias o quanto antes.
O presidente da Conttmaf, Carlos Müller, acredita que o apoio e o alcance global da ITF são importantes na luta dos sindicatos brasileiros pela continuidade de uma marinha mercante brasileira com trabalhadores aquaviários e portuários nacionais atuando em condições laborais justas.
“Diversas iniciativas governamentais lesivas aos interesses dos nossos representados e à soberania do Brasil ocorreram nos últimos anos. O governo buscou criar leis para aumentar a presença de navios de outras bandeiras na cabotagem sem a obrigação legal de empregar marítimos nacionais, atendendo aos anseios das grandes transportadoras baseadas no Hemisfério Norte”, critica.
Müller reprova, também, o processo equivocado de privatização da Autoridade Portuária em andamento, que em sua opinião, deve ser prerrogativa do Estado, para possibilitar a formulação de políticas portuárias públicas adequadas.
“Neste sentido, buscamos fortalecer a atuação dos sindicatos e das federações da Conttmaf, para preservar postos de trabalho na cabotagem, ter condições laborais e salários justos para os trabalhadores e trabalhadoras no mar, nos rios e nos portos do Brasil”, conclui.
A Conttmaf conta com quase 100 mil trabalhadores associados a suas entidades filiadas nos setores de transporte marítimo, portuário e aeroviário, navegação interior, pesca e turismo, que movimentam mais de 90% do comércio internacional do nosso país.