A Conttmaf representou os marítimos brasileiros na reunião da Comissão de Especialistas em Transporte Marítimo do Mercosul (CETM), realizada nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília, para promover debates sobre as condições em que se encontra o setor aquaviário na América do Sul.
O encontro fez parte da programação da 64ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) sobre Transportes do Mercosul, organizada pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A agenda incluiu uma apresentação sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná, discussões sobre os impactos do fim dos acordos bilaterais entre Brasil e Argentina, encerrados no governo Bolsonaro, e a participação da bandeira dos países do Mercosul na carga transportada no comércio regional.
Durante a reunião, o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, lembrou que países com grande extensão de costa marítima e cabotagem nacional, como Brasil e Argentina, não podem abrir mão de defender os seus interesses, de garantir a previsibilidade de suas necessidades logísticas e de ter disponibilidade de navios de suas próprias bandeiras para assegurar o transporte marítimo a um custo mais estável.
“O estudo da Comissão detectou que o frete na vigência dos acordos bilaterais se mantinha em patamar inferior ao cobrado internacionalmente. Nós queremos a retomada dos acordos de transporte marítimo entre os países do Mercosul como forma de fortalecer a atividade na região e possibilitar a projeção em acordos internacionais em condições mais favoráveis”, disse Müller.
O assessor do Centro de Capitães de Ultramar e Oficiais da Marinha Mercante da Argentina (CCUOM), Carlos Casime, apresentou um documento com a posição conjunta da representação sindical laboral marítima da Argentina e de representantes do setor privado do país em favor do estabelecimento de acordo de transporte marítimo no Mercosul e da defesa da marinha mercante nacional.
Por fim, o Ministério de Portos e Aeroportos apresentou um estudo sobre as políticas de fomento ao transporte marítimo existente nos diferentes países da região com as contribuições governamentais de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Além de Carlos Müller, também representou a Conttmaf no evento a assessora da entidade, Ana Maria Canellas.