A Conttmaf integrou a comitiva técnica da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira – presidida pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer – que organizou uma agenda de visitas aos estaleiros Beconal e Juruá em Manaus (AM) na última sexta-feira (22).
A programação faz parte de uma série de ações que visam promover o debate acerca da importância da retomada da construção naval para a economia do Brasil e para a geração de postos de trabalho para metalúrgicos, marítimos e petroleiros.
Patrick Telles – delegado do Sindmar em Manaus – representou a Conttmaf no grupo que acompanhou as atividades nos estaleiros e se reuniu com representantes da comunidade acadêmica para dialogar sobre as perspectivas para a reativação do setor.
“Navios construídos no País e tripulados por brasileiros representam oportunidade de crescimento da Marinha Mercante nacional. Ter embarcações em bandeira brasileira significa mais postos de trabalho no setor e opções de logística que contribuem para melhorar a economia e baratear combustíveis e alimentos”, avaliou Telles.
Em novembro passado, a Confederação também fez parte da comitiva que visitou os estaleiros Renave e Mauá, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Além de Patrick Telles pela Conttmaf, representaram os trabalhadores, nesta comitiva de sexta-feira, Joacir Petro (Diretor da Federação Única dos Petroleiros/FUP) e Valdemir Santana (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas/Sindmetal-AM).
Parlamentares e representantes de empresas do setor também estiveram presentes. O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados Marcelo Ramos, que hoje atua como consultor da Petrobras, também fez parte da comitiva.