A diretora para Assuntos de Gênero e Juventude da Conttmaf, Lorena Pintor Silva, participou da cerimônia de lançamento do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário na última terça-feira (26), em Brasília.
A publicação foi elaborada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Women’s International Shipping and Trading Association (Wista Brazil) e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A diretora da Conttmaf participou da concepção do documento contribuindo com sugestões para a sua redação. A partir da atuação da representação sindical, os órgãos governamentais reconheceram a importância dos sindicatos laborais como canais de denúncias e de defesa dos direitos das trabalhadoras do setor.
De acordo com a Antaq, “o Guia é um manual de boas práticas para combater o assédio contra mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira focado em impulsionar protocolos que fortaleçam o setor aquaviário bem como o crescimento do País”, diz a agência do governo.
Ele também vai servir de apoio para o desenvolvimento de ações focadas em boas práticas nas áreas ambiental, social e de gestão empresarial (ESG). Entre os objetivos do Guia, estão o combate à violência contra mulheres e a geração de emprego e renda de maneira mais ampla e diversa.
Segundo a Antaq, as mulheres representam apenas 17% da força de trabalho do setor e, de todos os trabalhadores da área, somente 16,7% das mulheres se encontram em cargos executivos, 22,5% em postos de gerência e 16,4% em atividades de nível operacional.
*Foto: Antaq