A Conttmaf compareceu nesta terça-feira (11/3) à cerimônia do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para assinatura da portaria de criação do Fórum Permanente para Discussão de Políticas Públicas para Aquaviários.
Essa importante iniciativa do Ministro @silviocostafilho atende ao pedido da Conttmaf e de suas federações, a FNTTAA e a Femapa, que reúnem diversos sindicatos de aquaviários.
Além de representantes dos sindicatos e do MPor, estiveram presentes à cerimônia os deputados Alexandre Lindenmeyer e Jandira Feghali, os armadores da Abeam, da Abac e da Abani, os operadores portuários da Fenop e a Marinha do Brasil.
Em sua intervenção, o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, registrou os principais temas que os trabalhadores desejam discutir:
1. Criação de um novo Prominp para viabilizar investimentos no CIAGA e no CIABA para a modernização de laboratórios, simuladores e instalações para capacitação de excelência dos nossos aquaviários.
2. Proteção dos aquaviários na região amazônica contra a violência (piratas fluviais).
3. Modificações na BR do Mar para contemplar a sustentabilidade social e ambiental dos navios, representadas pela garantia de 2/3 de brasileiros nas embarcações e redução nas emissões de carbono.
4. Incentivo à participação de mulheres na atividade aquaviária, com medidas efetivas para combater o assédio e a intimidação a bordo, inclusive o assédio sexual e agressão.
5. Discussão das políticas para uma transição justa para os trabalhadores, incluindo a realização de um seminário internacional.
6. Reavaliação das políticas para a hidrovia Paraguai-Paraná, buscando incentivar o registro de empresas e de embarcações no Brasil, além do retorno dos empregos que foram transferidos para outros países com impostos reduzidos.