Em solenidade realizada no estaleiro Eisa, no Rio de Janeiro, a companhia de navegação Log-In recebeu o primeiro navio de uma série de sete encomendas, sendo dois graneleiros e cinco porta-contêineres. A cerimônia, realizada há alguns dias, contou com a participação do Vice-Presidente da República, José Alencar, do Ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, do Governador Sérgio Cabral e do Presidente da CONTTMAF, Severino Almeida, entre outros representantes do setor marítimo.
Ao ressaltar a importância do momento, o líder sindical destacou que os bons ventos vividos hoje pelo setor são resultado de anos de luta e articulação conjunta em prol do soerguimento do setor marítimo nacional. “Congratulo a todos os atores fundamentais que colaboraram com esse processo que possibilitou que momentos como este fossem vividos. Estamos aqui ao lado da Baía de Guanabara que, em poucos minutos, irá abraçar o costado deste navio. Não só os marítimos, mas toda a Marinha Mercante está há anos esperando por um momento especial como este. Essa é uma luta de muito tempo”, lembrou.
O Vice-Presidente, José Alencar, por vez, congratulou as autoridades e trabalhadores presentes, salientando: “Que vocês continuem trabalhando pelo engrandecimento do nosso País. Este momento histórico, de retomada da indústria naval brasileira, é resultado da nossa força soberana enquanto nação”, afirmou.
Já o Governador do estado, Sergio Cabral, rememorou que “para chegarmos aqui foram quebrados muitos paradigmas, como o de que não se podia construir navios no Brasil, devido ao sucateamento dos nossos estaleiros. Hoje este quadro está revertido”, ressaltou.
O navio lançado, Log-In Jacarandá é o maior porta-contêineres produzido no Brasil e a primeira embarcação capaz de transportar 2,7 mil contêineres no País. A embarcação, que pesa 10 mil toneladas e pode chegar a ter 47 mil toneladas carregado, entrará em operação no início de 2011 no segmento de cabotagem. A Log-In pertence ao grupo Vale.