Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) participaram de reunião no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na última quarta-feira (17) para defender demandas de seus representados.
Na ocasião, o presidente da Conttmaf, Carlos Müller, fez um alerta ao ministro da pasta, Luiz Marinho, sobre a preocupante falta de auditores fiscais do trabalho para o cumprimento das obrigações do Brasil referentes à Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006).
“O governo anterior trabalhou pela ratificação da Convenção, mas não proveu os recursos necessários para o seu efetivo cumprimento pelo Brasil. A Conttmaf sugeriu ao ministro a abertura de concurso público para a admissão de novos auditores e a implementação dos treinamentos específicos para atuarem nas obrigações do Port State Control definidas na MLC”, declarou Müller.
Outro tema abordado na reunião foi a questão dos portuários avulsos de Itajaí, que enfrentam uma situação de calamidade em função da ausência de navios desviados por megatransportadoras para portos privados.
Em razão desses problemas, a representação sindical solicitou a Luiz Marinho atenção especial aos trabalhadores do setor.
“Reforçamos a necessidade de agilizar a liberação do FGTS para esses trabalhadores e pedimos a reativação da Coordenação Nacional de Auditores e do Grupo Móvel de Auditores do MTE”, destacou o presidente da Fenccovib e diretor da Conttmaf, Mario Teixeira.
Cabe ressaltar que a Conttmaf e as suas federações estão atuando junto às entidades internacionais a que são filiadas e buscando persuadir os armadores a retomarem as atividades no Porto de Itajaí.