Em evento capitaneado pela CONTTMAF e FNTTAA, dirigentes sindicais dos setores marítimo e pesqueiro se reuniram com o Ministro de Aqüicultura e Pesca, Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro, no dia 16 de novembro. Ao iniciar a reunião, o Ministro, que esteve acompanhado de comitiva, destacou que atendeu ao convite do encontro, para conhecer melhor a visão dos sindicatos sobre o setor para, juntos, traçarem perspectivas.
Durante a reunião, o Presidente da Confederação, Severino Almeida, salientou que “as condições atuais do nosso parque pesqueiro, evidenciam a falta de estrutura para a pesca industrial em nosso País. Faz-se necessário o desenvolvimento de uma política ampla para o desenvolvimento deste segmento da pesca brasileira, que há anos tem sido negligenciado”.
O Diretor para Assuntos de Pesca da CONTTMAF, Luiz Penteado, por sua vez, elencou alguns pontos de premente ajunte para o setor, entre eles, a ratificação da Convenção 188 da Organização Internacional do Trabalho, que regulamenta melhores condições laborais para os trabalhadores da pesca. Outros aspectos abordados por Penteado foram a equalização dos valores do óleo diesel para a frota pesqueira, e a questão do seguro defeso, no qual a Representação Sindical reivindica que este tempo possa ser incluído no período de contagem para a aposentadoria.
“É um absurdo empurrar esses trabalhadores para informalidade, pela falta de sensibilidade política para aspectos importantes como estes”, concluiu. Ao final do encontro, o Ministro Crivella revelou estar motivado a criar um grupo de trabalho para dar continuidade aos debates iniciados. Além da comitiva do Ministério de Aqüicultura e Pesca, também estiveram presentes dirigentes sindicais dos diversos estados nos quais a Confederação mantém entidades filiadas regionais e nacionais.