A Embraer realizou a usinagem da primeira peça do jato executivo da categoria mid-light Legacy 450 na semana passada. Com isso, a fabricante oficializou a fabricação do primeiro protótipo do modelo.
Para usinar o componente da fuselagem dianteira ao bloco de liga de alumínio, a empresa utilizou uma máquina de cinco eixos de alto desempenho. O processo, que é totalmente automatizado, extraiu os dados diretamente de uma maquete digital do Legacy 450, jato que terá 4.260 km de alcance. Além disso, a peça teve sua qualidade testada por um dispositivo a laser, que validou o componente em relação à maquete digital. Este procedimento foi realizado depois da conclusão da fase de “Definição Conjunta da aeronave”, que aconteceu em maio. A etapa de “Projeto Detalhado e Certificação” está em curso e as “Revisões Críticas do Projeto” estão programadas para serem concluídas no final deste mês.
O Legacy 450 e o mid-size Legacy 500 já completaram mais de oito mil horas de testes de sistemas, sendo que 2.500 horas realizadas na plataforma Iron Bird, que consiste em uma bancada de testes para integração de sistemas, usada pela engenharia da Embraer para garantir perfeita harmonia entre todos os sistemas vitais da aeronave.
As duas aeronaves trazem, pela primeira vez neste segmento da aviação executiva, a tecnologia fly-by-wire. Os jatos foram ainda projetados com cabine de 1,82 m de altura e piso plano. Também oferecem galley com pia no segmento, além de sistema de gerenciamento de cabine e entretenimento Ovation Select da Honeywell. Os aviões contam com toalete a vácuo e cabine de comando equipada com aviônicos Pro Line Fusion da Rockwell Collins, já adequado aos futuros requisitos de navegação aérea CNS/ATM.
Já o projeto Legacy 500 Numero de Série 001 avança em seu programa de testes pré-voo, tendo concluído testes de taxiamento, testes de vibração em solo e os testes do sistema de combustível. A aeronave está dentro do cronograma para o primeiro voo em 2012.