Nesta quarta-feira (19), o portal gCapitain publicou uma matéria na qual destaca o crescimento do transporte marítimo na Europa, continente que detém 35% da frota global – um setor essencial para a segurança marítima e para o comércio da União Europeia (EU) – destaca o editor-chefe do portal de notícias, Mike Schuler.
Ele ressalta que estudos da Deloitte e CE Delft, embora mostrem que a UE representa apenas 15% do PIB global, revelam a posição dominante do transporte marítimo europeu nos principais segmentos do setor.
O texto traz um depoimento do secretário-geral da European Shipowners, Sotiris Raptis, que tem uma visão positiva: “o transporte marítimo é uma pedra angular da segurança da cadeia de suprimentos e energia da Europa e está na linha de frente da transição energética”.
Schuler conclui dizendo que a pesquisa destaca “desafios crescentes”. Para ele, enquanto a frota europeia se expande, regiões concorrentes crescem em ritmo mais rápido, o que pode ameaçar o domínio europeu.
“O estudo da Deloitte ressalta a necessidade de melhorias estratégicas em várias áreas-chave, incluindo a redução de encargos administrativos e o alinhamento com regulamentações internacionais”, disse o editor-chefe do gCapitain.
Para o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller, a publicação de Mike Schuler reforça aquilo que a representação sindical dos trabalhadores marítimos vem dizendo há tempos: para o Brasil ser um país soberano no que diz respeito à sua Marinha Mercante, é preciso aumentar a frota de navios brasileiros e tripular as embarcações com marítimos nacionais.
*Foto: Sven Brandenburg/Shutterstock