O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNE), José Adilson Pereira, conta neste vídeo como foi a semana de trabalho em Brasília em defesa dos trabalhadores portuários.
Ao lado do diretor Administrativo e Financeiro da FNE, Marco Antônio Oliveira de Araújo, José Adilson relata como foi o diálogo com a Fenop para se chegar a um entendimento sobre o bloco “trabalho” do Projeto de Lei 733/2025, que pretende mudar a Lei dos Portos e prejudicar os trabalhadores se seguir da forma como está.
As federações também estiveram com parlamentares, buscando articular para que o PL não tramite e não vá para uma Comissão Especial, que agiliza o andamento do projeto na Câmara dos Deputados.
Na última segunda-feira, 31, o PL, de autoria do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), foi despachado pelo presidente da Câmara, Hugo Mota, para as Comissões de Trabalho (CTRAB); de Desenvolvimento Econômico (CDE); de Viação e Transportes (CVT); de Finanças e Tributação (CFT) e à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter ordinário.
Todos os companheiros e companheiras devem se manter mobilizados e atentos, pois a qualquer momento as federações podem convocar a categoria para uma mobilização.