Fonte:RBA
A Organização Marítima Internacional (IMO) acaba de aprovar regulamento determinando a redução do consumo de energia em navios com mais de 400 toneladas, construídos a partir de 2013. A eficiência energética deverá aumentar gradualmente, até alcançar 30% em 2024. A decisão tem o objetivo de poupar combustível e reduzir a emissão de 22 milhões de toneladas de gás carbônico por ano.
O Brasil, ao lado de outros países em desenvolvimento, negociou com a IMO a aplicação do novo regulamento somente a partir de 2019. Já a União Europeia pretende limitar a velocidade dos navios que operam em seus territórios. Esta medida, segundo a IMO, reduz a emissão de dióxido de carbono. A Marinha Mercante contribui com cerca de 3 a 4% do total das emissões de gases com efeito de estufa originários das atividades humanas.
O Brasil, ao lado de outros países em desenvolvimento, negociou com a IMO a aplicação do novo regulamento somente a partir de 2019. Já a União Europeia pretende limitar a velocidade dos navios que operam em seus territórios. Esta medida, segundo a IMO, reduz a emissão de dióxido de carbono. A Marinha Mercante contribui com cerca de 3 a 4% do total das emissões de gases com efeito de estufa originários das atividades humanas.