O governo federal concedeu, por meio dos ministérios da Cultura (Minc) e da Pesca e Aquicultura (MPA), o título de Capital Nacional da Pesca à cidade de Itajaí – município localizado no litoral norte de Santa Catarina. A lei 14.733/2023, que referenda esse reconhecimento, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta-feira (23).
Conforme publicado pela prefeitura de Itajaí, a cidade tem o maior porto pesqueiro do Brasil, sendo responsável por 55% do mercado nacional da pesca e líder de venda de pescado congelado no País.
Segundo a publicação, Itajaí é responsável por mais de 80% de todo atum e sardinha em lata comercializados no país. Ao todo, são mais de 450 embarcações de pesca industrial de várias modalidades de captura e cerca de 40 indústrias de pescados congelados.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira, ressaltou a importância do reconhecimento para os seus representados e para a comunidade em geral, mas chamou a atenção para a necessidade de haver maior participação de autoridades públicas nos debates da categoria.
“É uma honraria muito importante para a nossa cidade e para o estado de Santa Catarina, mas é preciso que deem atenção ao merecido título, que as bancadas políticas municipal e estadual estejam ao nosso lado, lutando pelas demandas do setor pesqueiro catarinense e brasileiro. De nossa parte, estamos sempre à disposição”, afirmou o dirigente sindical.
O projeto de lei que propôs a titulação é de autoria do senador Esperidião Amin.
*Foto: divulgação/Prefeitura de Itajaí