Nos dias 6 e 7 de novembro de 2024, realizou-se em Londres a reunião do Comitê de Segurança Marítima da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF MSC) – órgão técnico da Seção de Gente do Mar da entidade – estabelecido para representar os interesses dos marítimos em regulamentações do setor e em fóruns relevantes de saúde, segurança e meio ambiente.
O Comitê também representa os trabalhadores marítimos em fóruns técnicos, de acordo com a orientação da Seção de Gente do Mar, para promover a política da ITF sobre segurança e proteção no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO).
Durante o encontro, foram abordados os principais temas que estão em discussão nos comitês da IMO, entre os quais podemos destacar a transição energética nos navios. Acerca desse tema, foi apresentado um estudo detalhado sobre as 14 formas alternativas de geração de energia para a propulsão das embarcações, que estão atualmente em análise.
A discussão incluiu as principais características de cada tecnologia, levando em consideração fatores como temperatura e pressão de operação, necessidade de adaptação física das embarcações, efetividade ambiental, riscos de incêndio e explosão, impactos na saúde e na segurança, além de uma recomendação final sobre cada alternativa.
A utilização da amônia como fonte de energia, proposta por alguns países e pela própria IMO, foi amplamente criticada pelos sindicatos marítimos devido aos riscos elevados para a tripulação e para o meio ambiente.
Outro assunto abordado foi a revisão da Convenção Internacional sobre Padrões de Treinamento (STCW), cujo processo de retificação segue em andamento, estando, atualmente, em fase de análise das sugestões de alteração enviadas pelos países membros da IMO.
Esta revisão está sendo intensamente debatida, tendo em vista a capacitação e os novos treinamentos exigidos para os marítimos devido ao crescente uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, os navios autônomos e a mudança nas fontes de energia que serão empregadas no setor nos próximos anos.
Na reunião também ocorreu a eleição dos membros do Comitê de Segurança Marítima para 2025. Foram escolhidos 14 representantes de diferentes países, os quais atuarão pela ITF nos diferentes comitês da IMO, acompanhando e defendendo posições de interesse dos trabalhadores marítimos.
Pelo Brasil, foi eleito Gustavo Menezes, coordenador da campanha BDC da ITF sobre bandeiras de conveniência, que representará o Sindmar, substituindo o presidente do Sindicato, Carlos Augusto Müller, neste importante Comitê.
“O Sindmar é o único sindicato marítimo do Hemisfério Sul a participar, atualmente, no ITF MSC, com acompanhamento efetivo das inovações que podem impactar nas atividades do nosso pessoal a bordo. O sindicalismo marítimo brasileiro continua realizando um trabalho de elevado nível. As condições laborais que conquistamos em águas brasileiras são muito importantes para nós, no Brasil, e atuamos com determinação para defendê-las”, ressaltou Müller.
Além da participação do Sindmar na Organização Marítima Internacional por meio da ITF, a Conttmaf mantém um oficial da Marinha Mercante em Londres para assessorar o governo brasileiro na Representação Permanente do Brasil na IMO (RPB-IMO), na qual o OSM Nilson Lima nos representa.