Fonte:GauchaZH
A Marinha do Brasil ainda estuda como irá retirar a embarcação naufragada no porto de Rio Grande na segunda-feira (12) determinou a interrupção total do tráfego, desde o início do canal de acesso até a entrada do porto novo.
A determinação tem como objetivo garantir a segurança na região em razão da grande quantidade de rede de pesca que estava a bordo da embarcação Vencedor III que se chocou com um navio nesta segunda-feira (12).
A embarcação está submersa e uma equipe da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul permanece no local para acompanhar o procedimento de resgate e prevenir eventuais vazamentos que possam provocar poluição. Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. O navio mercante Kirillov permanece fundeado no porto.
Na segunda-feira (12), houve a tentativa de mergulho por parte de equipes para avaliar um possível resgate, mas a correnteza dificultou o trabalho. O mergulho definirá o plano de retirada da embarcação, que será avaliado pela Capitania dos Portos.
A assessoria do porto de Rio Grande não soube informar quantas embarcações aguardam para entrar ou sair do terminal e os impactos que a interrupção no tráfego pode provocar.
Acidente
Um choque entre o navio Kirillov e o barco pesqueiro Vencedor III ocorreu no canal do porto novo de Rio Grande na manhã de segunda-feira. Três tripulantes da embarcação pesqueira se jogaram na água ao perceber que o barco iria afundar. Eles foram resgatados pela Praticagem da Barra do Rio Grande e passam bem.