Repercutiu na imprensa a notícia da municipalização do Terminal Pesqueiro de Niterói, prevista para outubro, de acordo com a coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo. A confirmação ocorreu em Brasília nesta terça-feira (5), durante reunião entre o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o prefeito Axel Grael.
De acordo com a publicação, também participaram do encontro os secretários municipais Rodrigo Neves (Executivo) e Luiz Paulino (Desenvolvimento Econômico). A reforma e a ampliação do terminal vão ser feitas por meio de uma parceria público-privada.
O terminal pesqueiro foi inaugurado há 10 anos pelo governo federal e desde então ainda não havia realizado operações para a comercialização e a distribuição de pescado.
Construído em uma área de aproximadamente 7,2 mil metros quadrados, o terminal tem capacidade para movimentar 25 toneladas/dia de pescado.
A estrutura localizada na Avenida do Contorno, Zona Norte de Niterói, custou cerca de R$ 10 milhões. O espaço abriga um cais com 95 metros de extensão e dispõe de área de desembarque de pescado, comercialização e conservação.