Em reunião com representantes da CONTTMAF, no dia 13 de setembro, o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, ressaltou que “a valorização do trabalhador brasileiro e a defesa de seus direitos adquiridos são o caminho do desenvolvimento do país”. Acompanhado de sua comitiva, o Ministro declarou, também, que “não aceitamos retroagir direitos dos trabalhadores, tampouco precarizar condições laborais”.
As afirmações do Ministro coadunam com as posições e bandeiras da Confederação, na histórica luta pelos postos de trabalho de seus representados. Ao destacar as inúmeras tentativas de “estrangeirização” da mão de obra aquaviária em águas brasileiras, o Presidente da entidade, Severino Almeida, lembrou que “com a união de todos, estamos conseguindo resistir. A esmagadora maioria das empresas de navegação que operam em nossas águas tem comando estrangeiro, que não quer pagar o que valemos. Temos uma das melhores qualificações do planeta; e temos muito orgulho disto”, exclamou o Presidente Severino Almeida.
Durante a reunião, que contou com a participação de diretores e dos sindicatos marítimos coirmãos, o Diretor Luiz Penteado ressaltou questões relacionadas ao seguro defeso para os trabalhadores do setor pesqueiro.
Ao final do encontro, o Ministro falou sobre a importância da constante troca de informações entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Representação Sindical para a manutenção de políticas que estejam em consonância com as reais necessidades dos trabalhadores.