A nova diretoria da Petros, em uma iniciativa inédita, convidou a representação de trabalhadores marítimos e petroleiros para uma reunião realizada nesta terça-feira (30), no Centro do Rio de Janeiro, com o objetivo de abrir um canal de diálogo.
Na ocasião, eles também conversaram sobre os problemas do PPSP-R e do PPSP-NR e das possíveis soluções para reduzir os impactos negativos do Plano de Equacionamento do Déficit (PED).
Além de se colocar à disposição dos dirigentes da Conttmaf, da FNTTAA, do Sindmar, da FUP, da FNP e da Ambep para esclarecer dúvidas sobre a transição para um novo plano, a Petros se manifestou a respeito de uma antiga proposta feita para as entidades: a disponibilização de pontos de atendimento para participantes de seus planos de previdência.
“Ter um espaço físico para oferecer a participantes ativos, aposentados e pensionistas um atendimento personalizado, com escuta e direcionamento para a resolução de problemas, é muito importante para os nossos representados”, disse o diretor-procurar do Sindmar e representante da Conttmaf no Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, Marco Aurélio Lucas.
O segundo-presidente do Sindmar e diretor da FNTTAA, José Válido Azevêdo da Conceição, ressaltou o ineditismo do encontro promovido pelo novo presidente da Petros, Marcelo Farinha, que tomou posse em agosto deste ano.
“Vemos como positiva a atitude da nova diretoria. Esperamos, de fato, que esta iniciativa venha a estabelecer uma nova forma de comunicação entre a Petros e os trabalhadores, pois eles são pessoas que contribuíram com a Petrobras para que ela alcançasse o patamar em que se encontra hoje: o de uma das maiores empresas do mundo”, destacou.
Pelos marítimos, além de Válido e Marco Aurélio, participou na reunião o presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller.
Do lado dos petroleiros, participaram Adaedson Costa (FNP), Paulo César Martin (FUP) e Francisco Barreto (Ambep).
Pela Petros, também estiveram presentes Gustavo Gazaneo (Investimentos), Marco Aurelio Viana (Seguridade) e João Marcelo Torres (Riscos, Finanças e Tecnologia).

