O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, foi um dos 42 sindicalistas de todo o mundo eleitos para o Comitê Executivo da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF/EB) durante o 46º Congresso Internacional da entidade, realizado semana passada em Marraquexe, no Marrocos.
Ao final do Congresso, os membros do Comitê elegeram a nova presidência da Federação. Para os próximos cinco anos (2024-2029), foi eleita uma chapa compartilhada entre o atual presidente da entidade, Paddy Crumlin (MUA, da Austrália), para a primeira metade do mandato, e o presidente do sindicato belga de trabalhadores em transportes (BTB-ABVV), Frank Moreels, que presidirá a entidade na segunda parte da gestão.
O Comitê Executivo aprovou, ainda, a agenda de reuniões para o período. Nessa ocasião, Carlos Müller apresentou proposta para que um dos encontros seja realizado no Brasil, no segundo semestre de 2025, observando que o país estará em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), prevista para ocorrer em novembro do ano que vem em Belém (PA), reunindo representantes de todo o mundo.
Na Conferência Regional da ITF na América Latina e Caribe, em 2023, já havia sido aprovada uma resolução proposta pela Conttmaf para realização de um evento global paralelamente à COP 30.
“Avaliamos que, trabalhando juntos, os sindicatos de trabalhadores em transporte do Brasil têm condições de programar uma série de eventos para sinalizar o caminho até a COP 30, dialogando internamente com o Fórum das Centrais Sindicais para que as preocupações dos nossos representados com uma transição energética justa possam ser adequadamente discutidas nos diferentes setores de transportes”, declarou Müller.
Além de Carlos Müller, foram empossados, em Marraquexe, mais dois sindicalistas brasileiros no Comitê Executivo da ITF: o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Paulo João Estausia, e a diretora da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF/CNTTT), Janaina Fernandes.
As reuniões deste Comitê ocorrem ao menos a cada seis meses para definir o planejamento e projetos que serão executados pela ITF. Por unanimidade, o companheiro Stephen Cotton foi reeleito, pelo Congresso, para o cargo de secretário-geral da entidade.