Lideranças sindicais do setor marítimo se reuniram com representantes da pasta do Trabalho nesta sexta-feira, 29 de julho, para tratar de questões relacionadas à internalização da Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006), ratificada pelo Brasil em 2021.
Durante o encontro, ocorrido na sede do Sindmar, no Centro do Rio, o presidente da Conttmaf, Carlos Müller, avaliou como positiva a adesão do País à MLC, mas registrou preocupação com a necessidade de o Estado Brasileiro se estruturar de forma mais efetiva na área do trabalho para atender aos compromissos que assumiu com a ratificação da convenção.
“Para cumprir com as obrigações previstas na Convenção do Trabalho Marítimo, além de concluir a regulamentação, a Autoridade Trabalhista brasileira necessita ampliar o número de auditores fiscais atuando no setor para efetivo exercício do Controle do Estado do Porto nos temas relacionados ao trabalho marítimo”, afirmou Müller.
Ao final da reunião, o secretário de Trabalho Mauro Rodrigues se colocou à disposição para aprofundar a discussão das questões levantadas pela Entidade Sindical relativas ao trabalho portuário e aquaviário.
Além de Carlos Müller e Mauro Rodrigues, participaram do encontro o coordenador nacional de Inspeção do Trabalho Aquaviário e Portuário, Mauro Cavalcante, o diretor para assuntos de Navegação Marítima da Conttmaf, José Válido da Conceição, e o diretor-secretário geral da Conttmaf, Odilon Braga.