Nesta sexta-feira (18), durante o 46º Congresso da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) realizado em Marraquexe, marítimos e portuários da Conttmaf se reuniram com representantes dos trabalhadores dos Estados Unidos para discutir experiências e estratégias de mobilização coletiva de seus representados nos dois países contra a revisão da legislação do setor no Brasil.
Participaram do encontro dirigentes sindicais da Associação Internacional de Estivadores (ILA) e do Sindicato Internacional dos Marítimos (SIU), que representam portuários e marítimos norte-americanos, respectivamente.
Na ocasião, o dirigente da ILA, Dwayne Boudreaux, deu detalhes sobre a greve que realizaram nos EUA no início de outubro e o movimento em defesa dos direitos dos portuários. Conforme ressaltou, a ILA se solidariza e apoia a mobilização dos portuários brasileiros, prevista para acontecer no próximo dia 22 de outubro.
Participaram do encontro com os sindicalistas dos EUA o presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, o vice-presidente da Conttmaf e presidente da FNE, José Adilson Pereira e o assessor jurídico da Conttmaf, Edson Areias.