O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes), filiado à FNTTAA e à Conttmaf, comemorou, na última quinta-feira (14), a municipalização e a previsão de revitalização do Terminal Pesqueiro de Niterói.
A prefeitura assumiu, definitivamente, em cerimônia realizada no local, a administração do espaço inaugurado há mais de uma década pelo governo federal. O terminal jamais chegou a funcionar.
Ele passará por uma reforma para a revitalização da área, que ocupa 6.548 metros quadrados. A prefeitura vai, ainda, fazer a dragagem do Canal de São Lourenço, para que as embarcações pesqueiras possam atracar.
“Agradecemos a oportunidade de termos um endereço definido para descarregar o nosso pescado quando a gente chegar do mar. Vai ser aqui em Niterói. O Rio de Janeiro, hoje, é o maior consumidor de peixe fresco. É direto do barco para o consumidor. E esse canal direto que a gente vai ter nesse terminal pesqueiro, de a pessoa chegar aqui e já levar o seu peixe, para o peixe não ter que viajar até chegar ao consumidor, é muito importante”, disse o presidente do Siperjes, Maxuel Monteiro, durante o evento – ocasião em que representou a Federação e a Confederação.
Participaram do ato de assinatura da transferência de administração do terminal o prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Luiz Paulino Moreira Leite, entre outros.