Na solenidade de abertura do 5° Congresso Extraordinário, realizado em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, o Presidente da CONTTMAF, Severino Almeida, destacou que, em todo o mundo, devido às características do transportes aquaviário e da logística nos portos, os setores representados pela entidade são os primeiros a serem atingidos por medidas globalizantes. “Por estes, e outros motivos, nós nos orgulhamos de fazer um movimento sindical atuante, forte e idependente. Nós não temos compromisso com partidarismo político, mas sim, com as bandeiras que defendemos e uma delas é a unicidade sindical”,destacou.
Corroborando com a visão do líder sindical, a Deputada Jandira Feghali, que também compôs a mesa de abertura do evento, salientou aos presentes: “é impossível pensar no desenvolvimento do País, sem pensar nos setores que vocês representam. A manutenção da unicidade sindical é aspecto fundamental para garantir a força que esta Representação Sindical tem”.
O Secretário Regional da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, ITF, Antonio Fritz, afirmou que eventos como este são a maior expressão democrática de um movimento sindical comprometido com o amplo debate das especificidades dos setores representados com diferentes atores da sociedade. “Não é à toa que esta Representação Sindical é tão respeitada e atuante, inclusive internacionalmente”, acrescentou.
Ao referir-se à atuação da CONTTMAF, O Ministro Interino da Pesca,Cleberson Carneiro Zavaski, salientou que a Confederação tem contribuído para um debate abrangente, nos diversos fóruns dos quais participa,para os setores representados. Especialmente sobre esta interlocução nas questões relacionadasà pesca, afirmou: “é preciso entender as particularidades do setor para tomar decisões políticas acertadas”.
Entre os presentes, além dos dirigentes sindicais dos setores representados pela Confederação e presidentes das federações FNTTAA, FNE e FECONVIB,estiveram presentes a Deputada Federal Emilia Fernandes, Horacio Dominguez,Presidente del Centro de Jefes y Oficiales Maquinistas, Rubens Moreira, representando o Sindicato de Obreros Marítimos Unidos,Enrique Venturini, da Confederacíon General del Trabajo de la Republica e Alcebiades Sabino, que é Presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca da Alerj e Rodolfo Dibo, que é Diretor de Portos e Costas interino.O Coordenador Nacionaldo Fórum Sindical dos Trabalhadores, José Augusto Silva Filho e o Secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil também prestigiaram a solenidade de abertura do Congresso.