A CONTTMAF participou do Seminário Brasil/Noruega, cooperação no setor offshore, realizado no dia 17 de fevereiro n Hotel Marriott, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de uma delegação norueguesa constituída por 130 pessoas entre autoridades governamentais, empresários, representantes dos trabalhadores marítimos e
jornalistas, tanto daquele país, quanto brasileiros.
Na plenária de abertura do Seminário o Ministro norueguês da Indústria e Comércio, Trond Giske, salientou a importância do mercado brasileiro para a economia mundial, o que representa oportunidades para ambos os países.
O Presidente da CONTTMAF, Severino Almeida, por sua vez, destacou que apesar da cooperação entre os dois países para ampliar o desenvolvimento tecnológico na atividade ser fator relevante, “os direitos e conquistas sociais dos marítimos brasileiros não são moeda de troca para os lucros dos investidores. Parceria é um processo que exige coerência, esforço, mas, principalmente, respeito mútuos”, enfatizou.
Corroborando com a visão do líder sindical, o Vice Presidente da Norwegian Seafarers Union, Jonny Hansen, reafirmou o apoio da organização norueguesa à Confederação brasileira, destacando o “Memorando de Entendimentos” firmado durante a realização do Seminário. No documento os noruegueses reconhecem o direito dos marítimos brasileiros em operarem na costa brasileira e se colocam à disposição para troca de tecnologia na atividade.